Maré – Alta II

O Programa Escolhas visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O Programa Escolhas visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Tendo como ponto de partida a experiência desenvolvida no projecto Maré-alta I, que se desenvolveu entre Janeiro de 2005 a Outubro de 2006, pretende-se dar continuidade às actividades consideradas promissoras, como é o caso da intervenção com a família, do envolvimento das entidades que desenvolvem actividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens de Peniche numa rede de prevenção e combate ao insucesso e abandono escolares, bem como a promoção da interculturalidade entre as crianças e jovens filhos de imigrantes e as crianças portuguesas e as actividades de promoção da inclusão digital.

Assim, assenta em três problemas de base que se traduzem em três objectivos gerais, nomeadamente, potenciar a participação dos encarregados de educação e das famílias no processo educativo e escolar dos seus filhos; Promover espaços de reflexão, debate e investigação, envolvendo pais, professores e outros agentes educativos, visando consolidar intervenções de combate ao insucesso e abandono escolar; e por último, promover uma intervenção direccionada para famílias de imigrantes com crianças em idade escolar, visando facilitar a sua adaptação e potenciar a interculturalidade como mecanismo de reforço pedagógico e inclusão.

Pretende-se intervir em quatro áreas estratégicas de intervenção, nomeadamente a Inclusão escolar e educação não formal, a formação profissional e empregabilidade, a participação cívica e comunitária e a inclusão digital, desenvolvendo actividades de combate ao insucesso e abandono escolares, envolvendo a comunidade educativa nesta tarefa de educar, num processo de co-responsabilização dos intervenientes.

Com este projecto pretende-se atingir cerca de 210 destinatários, entre os quais crianças, jovens, famílias e entidades sócio-educativas com responsabilidades locais.

Desta forma, conta-se produzir um conjunto de resultados que permitam uma melhoria dos problemas identificados, suprindo algumas necessidades e acima de tudo que potencie as capacidades e potencialidades individuais de cada criança e/ou jovem, envolvendo todo um conjunto de agentes sócio-educativos, que interagem entre si.

2. PARCERIA A ENVOLVER

– Entidade Promotora e Gestora: ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche
– Cercipeniche/CREAP
– Centro de Saúde de Peniche
– Câmara Municipal de Peniche
– Associação Comercial, Industrial e de Serviços do concelho de Peniche

3. DURAÇÃO DO PROJECTO

Novembro 2006 a Outubro 2009

4. ÁREA TERRITORIAL DE ABRANGÊNCIA DO PROJECTO

– Concelho de Peniche

5. DIAGNÓSTICO INICIAL

Elevado Insucesso Escolar – 2874 alunos inscritos (1302 1ºciclo; 613 2ªciclo; 959 3ºciclo);
– 169 Imigrantes ( 54 1ºciclo; 38 2ºciclo; 77 3ºciclo);
– Retenções (69 1ºciclo; 64 2ºciclo;140 3ºciclo)

Elevado Abandono Escolar – Dados relativos ao ano lectivo 2005/2006:
38 Abandonos (8 1ºciclo; 15 2º ciclo; 15 3ºciclo)

Falta de Estruturas de Apoio à Família – Apenas a Segurança Social e CPCJ em parceria com o projecto Maré-alta efectuam actividades de informação, apoio e acompanhamento ás famílias no concelho de Peniche.

Dificuldades de Inserção Sócio-cultural dos imigrantes e minorias étnicas – Nºimigrantes registados na base de dados: 154; nº de imigrantes que recorreram ao NIAI:84. Através da realização de um Focus-group com 3 grupos de imigrantes, conclui-se que esta população tem muitas dificuldades de integração profissional, linguística e cultural.

6. DESTINATÁRIOS

– 110 Crianças e jovens descendentes de imigrantes e minorias étnicas que estão ou estiveram sujeitos a medidas de promoção e protecção ou residentes em territórios de maior exclusão;
– 90 Famílias das crianças e jovens;
– 10 Instituições que desenvolvem actividades com crianças e jovens.

7. OBJECTIVOS GERAIS

7.1 Potenciar a participação dos encarregados de educação e das famílias de um modo geral, no processo educativo e na vida escolar.
7.2 Promover espaços de reflexão, debate e investigação, envolvendo professores, pais e outros agentes educativos, visando consolidar intervenções articuladas de combate ao insucesso e abandono escolares.
7.3 Promover uma intervenção direccionada para famílias de imigrantes com crianças em idade escolar, visando facilitar a sua adaptação e potenciar a interculturalidade como mecanismo de reforço pedagógico e inclusão

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

7.1.1 Estruturar um programa de educação parental, integrando um conjunto de assuntos/matérias de reconhecido interesse para o exercício da parentalidade associada à actividade escolar, organizado em módulos sequenciais e complementares a desenvolver ao longo do ano lectivo.
7.1.2 Promover debates abertos a famílias, profissionais e outros agentes educativos sobre assuntos relevantes para a promoção do sucesso escolar.
7.1.3 Criar um Núcleo de Apoio à Família, integrando técnicos de diferentes especialidades, oriundos de várias instituições educativas e sociais.

7.2.1 Mobilizar escolas, associações de pais, empresas e organizações culturais e desportivas para a criação da Rede Escola Mais, vocacionada para o desenvolvimento integrado de iniciativas promotoras da eficácia da escola/sucesso escolar.
7.2.2 Criar um programa de exploração vocacional e profissional, apoiando os jovens na construção do seu projecto de vida permitindo o contacto com o mercado de trabalho.
7.2.3 Aprofundar conhecimentos sobre factores/indicadores potenciadores do abandono escolar.

7.3.1 Desenvolver acções de reforço da interculturalidade na Escola, envolvendo crianças filhas de imigrantes e pais.
7.3.2 Dinamizar o Núcleo de Informação e Apoio ao Imigrante

8. ACTIVIDADES

– ACTIVIDADE 1 – Curso de Educação Parental
Esta actividade consiste num curso para pais de crianças e adolescentes, constituído por 6 módulos distintos, com o objectivo de promover as competências parentais.
Aspectos gerais:
– Carga Horária – 18 horas
– 9 grupos – 10/15 formandos cada
– Atribuição de diploma para a frequência de pelo menos 5 dos seis módulos.
– Calendarização: Janeiro a Junho 2007; Outubro a Junho de 2008; Outubro a Junho de 2009.

Módulos:
A. Aspectos gerais sobre o desenvolvimento infantil
B. Sinais de mudança na criança: individuação e separação.
C. Os pais como educadores
D. O papel dos pais na relação com a escola
E. Motivação e gestão de conflitos na relação parental
F. A construção de um projecto de vida

– ACTIVIDADE 2 – Debates interactivos abertos à Comunidade
Aspectos Gerais:
– Um debate por período lectivo, com um prelector convidado(no total 8 debates)
– Temas:
> Escola, família, comunidade: modelos de interacção
> Processos de individuação e separação na criança: papel e lugar dos pais
> Percursos de desenvolvimento: da infância à juventude
> A influência dos média na construção da individualidade

– ACTIVIDADE 3 – Gabinete de Apoio à Família/Espaço Família;
Esta iniciativa pretende disponibilizar um serviço de apoio às famílias, tornando mais acessíveis profissionais de várias áreas que estão disponíveis segundo um horário específico, para os quais são encaminhadas as famílias pelo responsável do gabinete que fará a “triagem” das situações.
– Tarefas do gabinete:
– Informação, Aconselhamento, Encaminhamento e acompanhamentos eventuais;
– Calendarização: A partir de Janeiro de 2007

– ACTIVIDADE 4 – Rede “ESCOLA MAIS”
Esta actividade pretende dar continuidade aos Workshops realizados no âmbito do projecto anterior, com diferentes grupos da comunidade educativa para a constituição de uma rede de prevenção e combate ao Insucesso e Abandono Escolares.
Aspectos gerais:
– Duração: Ano lectivo
– 3 workshops/ano
Grupos:
A – Organizações Cívicas e empresas
B – Escolas e Associações de Pais
C – Todos
– Actividades promovidas em rede:
– Actividades desportivas
– Actividades culturais associadas a datas (Dia Mundial do Ambiente, do Livro e da Leitura, da Família, da Criança, da Paz, …)
– Criação de clubes temáticos nas entidades da rede.

– ACTIVIDADE 5 – Centro de Inclusão Digital
– Cursos de Informática
– Grupo de Jovens@net
– Formação Informal

– ACTIVIDADE 6 – Promoção de eventos interculturais entre as crianças nas escolas, através da sinalização das Escolas onde frequentam mais filhos de imigrantes
– Teatro Infantil de vários países;
– Festival de canções infantis de várias culturas;
– Evento de Partilha de Receitas de culinária;
– Evento de Conto de Histórias Infantis, …
– Calendarização: 16 eventos

– ACTIVIDADE 7 – “À Pesca do Futuro” Apoiar a construção do projecto de vida dos jovens, através da dinamização de um Programa de Exploração Vocacional e Profissional.
– Visitas a empresas;
– Pequenos estágios;
– Actividades de voluntariado;
– Contacto com o mercado de trabalho.
Calendarização: Janeiro 2007 a Outubro 2009.

– ACTIVIDADE 8 – Estudo de Caracterização dos Factores/Indicadores potenciadores do Abandono Escolar

– ACTIVIDADE 9 – Núcleo de Informação e Apoio ao Imigrante

CO-FINANCIAMENTO:

Associação para o Desenvolvimento de Peniche e zona oeste

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