projecto terminado

Juventude em Ação

A Adepe é desde Fevereiro de 2012 uma Entidade Acreditada para acolher ou coodenar projetos de Serviço de Voluntariado Europeu (SVE). A acreditação é um processo de garantia de qualidade que facilita a comunicação entre o promotor e as estruturas do programa, de modo a que todas as partes envolvidas estejam conscientes dos valores, os objectivos e regras do SVE. Como entidade acreditada pretendemos promover aprendizagens em contexto não formal através do contacto intercultural de jovens provenientes de vários países da U.E.

Descrição

A ADEPE em parceria com a ASSOCIAÇÃO JUVENIL DE PENICHE encontram-se a dinamizar algumas ações no âmbito do Programa Juventude em Ação. Os objetivos gerais enunciados na base e enquadramento jurídicos do Programa Juventude em Ação são os seguintes:

  • promover a cidadania ativa dos jovens, em geral, e a cidadania europeia, em particular;
  • desenvolver a solidariedade e promover a tolerância entre os jovens, nomeadamente com o intuito de fomentar a coesão social na União Europeia;
  • incentivar a compreensão mútua entre jovens de diferentes países;
  • contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos sistemas de apoio às atividades dos jovens e da capacidade das organizações da sociedade civil no domínio da juventude;
  • fomentar a cooperação europeia no domínio da juventude.

Ação 1 – Juventude para a Europa
A Ação 1 compreende as sub-Ações seguintes:

  • Sub-Ação 1.1 – Intercâmbios de Jovens – Os Intercâmbios de Jovens são uma oportunidade para que grupos de jovens de diferentes países se encontrem e conheçam outras culturas. Os grupos planeiam juntos o seu Intercâmbio de Jovens em torno de temas de interesse mútuo.
  • Sub-Ação 1.2 – Iniciativas dos Jovens – As Iniciativas dos Jovens apoiam projetos de grupo concebidos a nível local, regional e nacional. Apoiam ainda redes de projetos semelhantes entre diferentes países, com o intuito de reforçar o seu carácter europeu e de intensificar a cooperação e o intercâmbio de experiências entre os jovens.
  • Sub-Ação 1.3 – Projetos Jovens e Democracia – Os Projetos Jovens e Democracia apoiam a participação dos jovens na vida democrática da sua comunidade local, regional ou nacional e, também, a nível internacional.

Ação 2 – Serviço Voluntário Europeu
O Serviço Voluntário Europeu tem como objetivo apoiar a participação dos jovens em várias formas de atividades voluntárias, dentro ou fora da União Europeia. No âmbito desta Ação, os jovens participam, individualmente ou em grupo, em atividades sem fins lucrativos e não remuneradas.

Para mais informações contactar a ADEPE ou a ASSOCIAÇÃO JUVENIL DE PENICHE.

Associação para o Desenvolvimento de Peniche e zona oeste

subscreva a Nossa Newsletter