Projecto

GAL PESCA OESTE

O Grupo de Ação Local Pesca Oeste – GAL Pesca Oeste é responsável pela gestão e dinamização da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira-EDLBC na região Oeste durante o novo ciclo de apoios comunitários denominado “Portugal 2020” (2014-2020).

Descrição

O Grupo de Ação Local Pesca Oeste – GAL Pesca Oeste é responsável pela gestão e dinamização da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira-EDLBC na região Oeste durante o novo ciclo de apoios comunitários denominado “Portugal 2020” (2014-2020).

A parceria do GAL Pesca Oeste é constituída sem personalidade jurídica e apresenta a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche como Entidade Gestora (EG). Esta Parceria, constituída por 21 entidades, envolve maioritariamente instituições de natureza privada (65%), com os parceiros provenientes da fileira das pescas a representarem 77% do total.

A Parceria integra também agentes públicos que interagem em todo ou em partes do território, com intervenção relevante ao nível das suas atribuições e competências no território de intervenção. Os itens seguintes apresentam as entidades parceiras, segundo o tipo de entidade:

O GAL Pesca Oeste abrange 5 Municípios integrados na NUT III Região Oeste. Assim, o território elegível considera as seguintes freguesias:

  • Alcobaça: Freguesia de São Martinho do Porto e UF de Pataias e Martingança
  • Caldas da Rainha: Freguesias Foz do Arelho, Nadadouro, UF de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro e UF de Tornada e Salir do Porto
  • Nazaré: Freguesias de Famalicão e Nazaré
  • Óbidos: Freguesias de Amoreira, Vau, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
  • Peniche: Ferrel, Atouguia da Baleia e Peniche
 
 
 

Assente num modelo de intervenção que constitui património da experiência bottom-up da Parceria base deste GAL (resultante da experiência advinda da implementação do GACOeste) e tendo presente o quadro de interação que se estrutura na envolvente da Região, dotada de instrumentos próprios de programação (Programa Estratégico Regional Oeste 2020), a Parceria do GAL Pesca Oeste formulou a sua visão estratégica no horizonte 2020:

Um território caraterizado por comunidades piscatórias e costeiras empreendedoras, que valorizam a inovação e promovem o seu património natural e cultural e fomentam um desenvolvimento socioeconómico coerente e sustentado.

A referida visão está ancorada num conjunto de eixos estratégicos que se pretendem alcançar com os instrumentos e ações a mobilizar no território

Estes eixos estratégicos materializam-se num conjunto de ações/tipologia de operações:

 

Tipologia de operações – PO Mar 2020:

a. No domínio da «Inovação em espaço marítimo»:

i. Desenvolvimento de novas metodologias de produção ou de organização de entidades, que exercem, ou pretendem exercer, a sua atividade em espaço marítimo;

ii. Desenvolvimento de novos produtos;

iii. Criação de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas ligadas ao mar;

iv. Investigação que considere as diferentes possibilidades económicas em meio marinho, a sua reabilitação e mitigação dos impactos da ação ambiental e humana”

b. No domínio da «Qualificação escolar e profissional relacionada com o mar»:

i. Capacitação de atores, incluindo jovens em idade escolar, que realizem atividades ligadas ao mar; 

ii. Melhoria das suas competências e da sua capacidade de adaptação aos contextos de produção, designadamente no âmbito da gestão financeira e do turismo, devidamente certificada.

c. No domínio da «Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos»

i. Intervenções que promovam a realização de ações em património edificado, natural e simbólico, associado ao espaço marítimo;

ii. Ações de melhoria do ambiente marítimo, costeiro e das águas interiores

d. No domínio do «Reforço da competitividade da pesca»,

i. Criação, recuperação e modernização de estruturas, equipamentos ou infraestruturas existentes, relacionadas com a pesca e a aquicultura;

e. No domínio do «Reforço da competitividade do turismo»:

i. Criação ou dinamização de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades ligadas ao mar, promovendo o turismo de âmbito local;

ii. Criação, recuperação e modernização das estruturas e equipamentos ou infraestruturas existentes relacionadas com o turismo de mar.

  1.  

f. No domínio da «Promoção de produtos locais de qualidade»:

i. melhoria da qualidade dos produtos e promoção da utilização de recursos endógenos relacionados com o mar, incluindo estudos de mercado e a sensibilização para os benefícios de certos consumos;

g. No domínio da «Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar»

i. Criação de novas metodologias de distribuição e de comercialização dos produtos, incluindo inovação e acesso a tecnologias de informação.

h. “Promoção de Planos de Mar: desenvolvimento do conceito de “Aldeias de Mar” iniciado no âmbito do PROMAR e sua articulação com os “Polos de Mar” previstos na ENM. Apoio de intervenções que visem o desenvolvimento de ações articuladas que convirjam para a consolidação destes conceitos”

 

Tipologia de operações – PO Centro 2020:

    1. criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos
    1. Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos

Consulte aqui a estratégia do GAL Pesca Oeste: Pescas Oeste Assinado 15-02-2016.pdf

Associação para o Desenvolvimento de Peniche e zona oeste

subscreva a Nossa Newsletter